
KALI CHLORATUM
Medicamento com mais sintomas na boca, fígado e rim do que na mente. Menciona-se um estado de terrível mal humor que segue a um estado de alegria, e alegria que se segue à tristeza. É de destacar sua piora mental ao entardecer: indiferença, falta de vontade de viver, tristeza, tendência suicida, choro. Tanto se está ansioso ou mal humorado, melhora depois de uma epistaxe.
Com relação ao dinheiro, tem a ilusão de que deve morrer de fome, sintoma que goza de três privilégios: é exclusivo, é incompreensível e é a única ilusão deste medicamento. No repertório não consta um sintoma dado por Allen: um copo de vinho lhe provoca um estado de inconsciência.
A melhora pela epistaxe consta em ‘mente’, mas não em ‘gerais’: melhora depois de uma hemorragia, talvez porque se teve o critério de que a melhora só acontece nos sintomas mentais antes citados, mas sem uma melhora geral. Somente apresenta dois sintomas com grau três no repertório: Mania, sem nenhuma modalidade que esclareça e dê utilidade ao sintoma e em recusa comer.
Como não consta em ‘Anorexia mental’, nem em ‘indiferença a comer’, fica a dúvida de se tratar de um sintoma mental ou de uma simples conseqüência da estomatite aftosa que acompanha as manifestações de kali chloratum.
