
CLEMATIS ERECTA
-
Vegetal - planta da família das Ranunculáceas que cresce em terrenos secos, ensolarados e pedregosos, principalmente na Europa central onde floresce em junho e julho; todas as partes têm um sabor ácido, cáustico e um odor forte e apimentado.
Medicamento que convém às constituições que Hahnemann definiu Sicóticas,
principalmente nos enfermos que tiveram uma recente blenorragia suprimida.
-
Agitação muscular.
-
Agravação – à noite, pelo calor da cama; Melhoria – ao ar livre, lavando-se em água fria.
-
Impressão de que a atmosfera está repleta de coisas assustadoras que o atormentam e preocupam, isto o deprime.
-
Medo de estar só, e ao mesmo tempo, receia a sociedade, teme a sociedade à sua volta e lhe parece que a atmosfera está repleta de coisas amedrontadoras e terríveis, o que lhe atormenta e deprime.
-
Sensação de confusão e aturdimento.
-
Tristeza, ansiedade e indiferença.
-
Batimentos arteriais.
-
Cefaléia com dores agudas nas têmporas.
-
Conjuntivite pustulosa; o remédio é útil nos quadros inflamatórios dos bordos das pálpebras com dor e inchaço das glândulas de Meibonius, como é encontrado nos jovens escrofulosos.
-
Dermatoses escamosas com secreção de líquido purulento, amarelado, corrosivo, com dor, calor e inchaço da pele; dermatoses pertinazes, avermelhadas e secretantes, com prurido insuportável pelo calor da cama; as dermatoses são vermelhas, úmidas durante a lua crescente mas pálidas e secas na lua minguante.
-
Dores:
-
Ao deitar e ao dormir.
-
Ardentes e cortantes na pele do crânio, ao nível da fronte.
-
Ardentes nas pálpebras sobretudo nas bordas.
-
E infiltração dos seios.
-
Pressivas e persistentes em toda a cavidade torácica, na qual a respiração não exerce nenhuma influência.
-
Queimantes no pênis durante a ejaculação e no coito.
-
Tracionantes nos testículos e no cordão espermático até as virilhas e coxas.
-
Erupção úmida, pustulosa, dolorosa, pruriginosa, na borda do couro cabeludo e fronte.
-
Erupção vesicular.
-
Fraqueza nervosa.
-
Inflamação da conjuntiva com lacrimejamento; inflamação no ângulo interno do olho.
-
Nevralgia inguino escrotal; inchaço do escroto, principalmente à direita; os testículos pendem pesadamente ou estão retraídos, com dor ao longo do cordão espermático, pior do lado direito; inflamação dolorosa e inchaço dos testículos; endurecimento do escroto; violentas ereções com pontadas no ureter.
-
Odontalgia que irradia para toda a face; a dor é tirante e sincrônica com os movimentos cardíacos, acompanhada de dores no conduto auditivo externo e no olho ao movimenta-lo; piora pelo calor da cama, o que corresponde à modalidade geral; a odontalgia é tolerável durante o dia, mas quando se deita e fica em posição horizontal fica intolerável.
-
Órgãos genitais são a grande esfera de ação do remédio; desejos frequentes de urinar, durante a micção a urina é emitida gota a gota e há sensação de estreitamento do ureter; o indivíduo urina muitas vezes, tendo interrupções bruscas do jato; tem a impressão de que está impossibilitado de esvaziar toda sua bexiga; há saída de um pouco de urina de forma espontânea após a micção.
-
Pontadas no peito que aumentam durante a inspiração, diminuem pelo repouso absoluto e pela respiração superficial, sem tosse.
-
Pulsações fortes e visíveis em todo o corpo, sobretudo no coração.
-
Uretrites blenorrágicas, que têm evolução lenta e que foram tratadas por injeções; essa inflamação crônica da mucosa uretral provoca infiltração; apalpação do canal uretral nos dá a sensação de alguma coisa dura e cilíndrica como uma corda; a palpação é dolorosa e a infiltração aumenta até determinar um estreitamento; presença de pus na urina.
