
CALCAREA SILICATA
A Minusvalia e o Dinheiro
-
Ansiedade acerca de assuntos monetários.
-
Ilusão de que a família morrerá de fome.
-
Medo da pobreza.
Este medicamento não é citado pelas Matérias Médicas clínicas, excetuando-se a de Clarke, que lhe dedica cinco linhas, e a de Boericke, que só cita cinco sintomas mentais comuns. Tampouco é citado por Hahnemann, Hering e Allen. Já o repertório de Barthel mostra 134 sintomas, muitos deles exclusivos e outros compartilhados com poucos medicamentos. Os sintomas menos exclusivos, os que compartilha com mais de 15 medicamentos, também são compartilhados com Calcarea carbônica e Silicea.
Pelo que podemos concluir, Calcarea silicata, como acontece com outros sais, tem algo de Calcarea carbônica, algo de Silicea e algo próprio que lhe confere individualidade, como essas pessoas que tem algo do pai, algo da mãe e algo próprio que o diferencia de ambos. Parece que de Calcarea tem o temor às doenças, especialmente das incuráveis e o medo da pobreza, além da ilusão de ver rostos e sobretudo rostos horríveis. De Silicea parece ter a condescendência e a falta de confiança, assim como carece de obsessividade por bagatelas. É próprio dele:
-
Ansiedade pela família, a qual teme que morrerá de fome e por isso teme a pobreza;
-
Intolerância com os esforços mentais, presente no repertório nos seguintes sintomas; cólera depois de esforço mental, temor depois de esforço mental, temor ao esforço, confusão mental por esforço mental, temor a trabalhar e piora mental por esforço mental;
-
Certas ilusões com um matiz persecutório: vê cães, rostos horríveis, gente desagradável, fala com mortos, ouve vozes e responde, vê mulheres velhas e enrugadas;
-
Modalidades de irritabilidade por ninharias e depois do coito;
-
Certo grau de debilidade mental: memória fraca para o que acabou de dizer. Permanece sentado, silencioso e quieto, ou sentado e chorando; fala coisas absurdas, ou se está só fala com os mortos; ri e chora ao mesmo tempo ou ri por qualquer coisa; linguagem tola e sem sentido, se delira o faz dizendo bobagens; concentração difícil enquanto conversa.
-
Modalidade de tristeza sem causa e apenas de dia.
O resto, são combinações de Calcarea carbônica e Silicea. Parece ser uma pessoa dócil, fraca, complacente, desvalorizada, triste, sensível às reprimendas, que não pode fazer esforços mentais porque sua capacidade mental está diminuída, com algumas ilusões persecutórias, preocupado com as doenças e com sua família, medroso e inseguro.
O dinheiro lhe preocupa (‘ansiedade por assuntos monetários’) porque teme que sua família morra de fome. Teme por isso a pobreza. Esse temor parece surgir do fato de tomar consciência de sua minusvalia e debilidade física e mental. Não parece atinar com defender-se, fica sentado quieto e silencioso ou chorando.
