top of page

ALCOHULUS

(AETHANOLUM)

 

O Álcool, as Ilusões e o Dinheiro

 

          Nenhuma Matéria Médica clínica inclui este medicamento – tampouco foi estudado por Hering. Allen, seu único referente, esclarece que os sintomas foram colhidos de várias fontes e que foram incorporados com certas dúvidas; acredita-se que sejam confiáveis. Não fica claro se são sintomas patogenéticos ou, pelo contrário, surgidos de intoxicações etílicas, onde ficam confundidos os sintomas tóxicos com os idiossincrásicos, que podem ter sido suscitados nos mesmos.

          Parece que de duas ilusões básicas e antagônicas, surge toda a sintomatologia mental, também antagônica. Por um lado, tem a sensação de estar ‘transportado a um jardim de prazer onde somente vê alegria e coisas agradáveis, onde o sentimento predominante é o amor e o desejo’.

          Esta ilusão explica os seguintes sintomas : loquacidade, fanfarronice, sinceridade, confessa todas as suas misérias e fraquezas, divulga seus segredos pois sente uma doce efusão de amizade, é afável até com seu inimigo, descobre beleza em sua esposa e faz esforços para seduzi-la. Boas intenções com os outros, com uma sensação de satisfação interna. Compassivo com a desgraça alheia. Toda pena e preocupação desaparece: o marinheiro esquece da tormenta, o amante desafortunado abandona sua solidão e esquece a indiferença de sua parceira, o soldado não se queixa mais de sua campanha, está amoroso, afável e cortês.

          A outra ilusão, oposta, é a de sentir-se insultado. Perseguido por ladrões, assassinos ou policiais (todos aqui ficam no mesmo saco), o que explica todos os sintomas que se referem à violência cega, descontrolada e brutal. Apresenta também um temor vago e inexplicável, junto com a ilusão de estar num barco em meio a uma tormenta (exclusivo), que nos dá uma imagem mais comum de uma pessoa desorientada e insegura.

          De acordo com isto: silencioso, triste, melancólico, chega a pensar em suicidar-se, com desejo de estar o dia todo na cama, mal humorado e temendo uma desgraça. Ou no meio do jardim de prazer e alegria, ou num barco em meio à tempestade. Ou seguro e confiante, ou com um temor vago e inexplicável.

          Dentro das sensações acordes com a do jardim do prazer, se sente muito forte e muito rico. Tem alucinações de riquezas. Diz Allen que suas ilusões mais fortes estão relacionadas com amor e sexo. Neste medicamento as ilusões amorosas e de di-nheiro estão tão associadas que mostram sua indubitável conexão.

bottom of page